Taim Weser

Movimentação De Granéis

Terminal portuário desenvolvido pela Taim Weser

Terminal portuário desenvolvido pela Taim Weser

Com quatro áreas de negócio distintas (Movimentação, Gruas, Tratamento de Resíduos e Energias Renováveis) abrangendo âmbitos de especialização tão diversos como o projecto, fabrico e instalação de sistemas de transporte e elevação para abastecimento de unidades de geração de energia eléctrica, centrais de tratamento de resíduos, movimentação em siderurgias e equipamentos portuários, a Taim Weser tem experimentado uma relevante expansão externa em resultado da industrialização e do dinamismo das actividades extractivas em várias regiões do globo.

A empresa fabril espanhola Taim Weser, que teve origem na junção das sociedades Talleres Florencio Gomez (TFG), Talleres Auxiliares de la Industria Minera (TAIM) e Weser Engineering, irá exibir na Bauma 2013 – a 30ª edição do maior certame mundial de máquinas e equipamentos para construção e minas – as suas soluções de engenharia nos domínios do transporte de granéis e sistemas elevatórios, o que inclui uma ampla gama de meios para operações em refinarias, siderurgias, centrais produtoras de energia e portos: tapetes, gruas, conjuntos de escavação, empilhamento e movimentação para explorações mineiras, projecto de terminais portuários, unidades de tratamento de resíduos e reciclagem ou estações para carregamento de vagões e veículos rodoviários pesados.

Máquina móvel sobre carris para recolha e empilhamento de minérios

Máquina móvel sobre carris para recolha e empilhamento de minérios

Ao certame de Munique, cuja afluência se estima supere os 400.000 visitantes profissionais oriundos de todo o mundo, a Taim Weser levará uma apresentação que engloba algumas das suas realizações mais emblemáticas, nomeadamente os equipamentos para movimentação fornecidos a refinarias, instalações completas para recolha, transporte e descarga de fosfatos utilizadas em minas ou ainda os sistemas para carregamento e descarga de granéis em terminais portuários.

Com presença técnica e comercial em 59 países e mais de 110 anos de experiência – a empresa TFG-Talleres Florencio Gomez remonta a finais do século XIX –, a Taim Weser tem a sua sede em Saragoça, ocupando uma área de 64.000 m², dos quais 23.500 correspondem a naves consignadas às suas divisões produtivas, dispondo também de filiais na Alemanha, em Bad Oeynhausen (Taim Weser GmbH), desde 2004 no Brasil, em Curitiba (Taim Weser Cade Brasil Ltda.), Ucrânia e Austrália.

Detentora de diversas patentes, que atestam o seu percurso de inovação, a empresa é especializada em soluções de movimentação, actuando na engenharia, fornecimento e assistência técnica de equipamentos sobretudo para os sectores energético, mineiro, portuário, siderúrgico, cimenteiro e ambiental, onde são manuseadas matérias bastante diversas: carvão, coque de petróleo, fosfatos, fertilizantes, cereais, cimento e resíduos de múltiplas categorias.

Projectos em desenvolvimento no Brasil, Peru, Austrália e Japão

Unidade para descarga de granéis em navios

Unidade para descarga de granéis em navios

Presentemente, a unidade de negócio Movimentação da Taim Weser está a desenvolver vários projectos de grande amplitude. Entre eles destaca-se, por exemplo, a instalação de movimentação e transporte do Super Porto Sudeste situado na Baía de Sepetiba, em Itaguaí (Brasil), e que consiste fundamentalmente num complexo extractivo associado a um novo terminal portuário que se destina à exportação de minério de ferro. Neste caso, a empresa está a fornecer todos os equipamentos requeridos para levar a cabo as operações de recolha, transporte, armazenamento e descarga naquela exploração interligada com instalações portuárias próprias.

A capacidade horária de transporte ascende a 12.000 toneladas, totalizando os seus tapetes cerca de 13 km extensão. Quatro máquinas móveis sobre carris e equipadas com baldes de grande capacidade efectuam a recolha, o empilhamento e a expedição para o sistema de movimentação. Envolvendo consultoria, montagem e suporte técnico, o projecto do Super Porto Sudeste tem respeitado a planificação estabelecida.

Igualmente na América do Sul, a empresa estabelecida em Curitiba tem a seu cargo outros dois projectos de extracção, empilhamento e embarque de minérios no Porto de Callao (Peru). O primeiro compreende os equipamentos destinados à recepção, armazenagem e envio posterior aos postos de atracagem e carregamento dos navios, integrando uma rede de tapetes transportadores com capacidades entre 600 e 2.400 t/h, diversos dispositivos de automação e controlo, mas também avançados sistemas para impedimento de derrames, restrição de poeiras e, de um modo geral, minimização do impacto da unidade – concebida segundo rigorosos parâmetros ambientais.

Equipamento de recolha e transporte utilizado em centrais de tratamento de resíduos

Equipamento de recolha e transporte utilizado em centrais de tratamento de resíduos

O segundo projecto em implementação no mesmo complexo mineiro e portuário do Peru abrange todos os meios utilizados nas operações de manuseamento dos minérios e abastecimento das embarcações no terminal, o que inclui tapetes para um débito a situar-se nas 2.500 t/h e o equipamento móvel em carris que realiza a descarga, gradual e precisa, em embarcações com capacidades até 60.000 dwt. Elaborada faseadamente, prevê-se que a instalação completa esteja concluída em meados do próximo ano.

Outros projectos que a Taim Weser está a desenvolver são, por exemplo – além de mais relacionados com o tratamento de resíduos ou a construção por encomenda de máquinas específicas –, o fornecimento de um equipamento portuário desenvolvido especialmente para transporte e descarga de fertilizantes, a instalar na Austrália; conjunto de seis máquinas para recolha e empilhamento de minérios ferrosos destinado a uma companhia do Médio Oriente; sistema de tapetes para movimentação de coque de petróleo numa refinaria turca; construção de um terminal portuário no Japão.