Escavadora híbrida Cat 336E-H

O sistema híbrido da Caterpillar é hidráulico e não implica energia eléctrica

O sistema híbrido da Caterpillar é hidráulico e não implica energia eléctrica

A Caterpillar Inc. divulgou o primeiro modelo da futura gama de escavadoras hidráulicas híbridas no seu Centro de Design Industrial sedeado em Mossville, reunindo a imprensa do sector num evento inteiramente dedicado aos progressos tecnológicos e vantagens que a nova geração irá proporcionar aos utilizadores.

Associadas ao lançamento da 336E-H estão mais de 300 patentes registadas pela Caterpillar que comprovam o cariz inovador das soluções técnicas integradas na sua primeira escavadora hidráulica híbrida.

“A concepção híbrida, destinada a recuperar e a reutilizar energia, não está limitada a uma tecnologia específica, por isso não tem necessariamente de ser eléctrica”, referiu Ken Gray, responsável global da divisão de grandes escavadoras hidráulicas do fabricante norte-americano, salientando que “há muitos modos de armazenar e reutilizar energia e o sistema hidráulico híbrido da 336E-H é um deles”.

“Desde há muito que temos vindo a testar e construir escavadoras com accionamento diesel-eléctrico mas até à introdução deste novo modelo não tínhamos desenvolvido uma solução híbrida que resultasse na diminuição expressiva de encargos operacionais como sucede agora com a 336E-H. Atendendo a que não existe outra tecnologia disponibilizada comercialmente que possa competir com a eficiência da hidráulica, optámos por mantê-la na nossa pesquisa pela redução substancial dos consumos de combustível das escavadoras”, explicaria Gray.

Variante com tecnologia híbrida hidráulica da 336E economiza 25% em combustível

Variante com tecnologia híbrida hidráulica da 336E economiza 25% em combustível

A inovadora variante híbrida da 336E mantém os mesmos níveis de desempenho e a principal diferença entre os dois modelos é de facto a economia, resultante de três factores principais: um módulo computorizado de gestão energética, que associa o sistema hidráulico híbrido, o motor diesel e o acumulador, variando a fonte activa em função da força necessária; ajustamento automatizado de parâmetros através de detecção, modo de trabalho seleccionado e acções do operador; reutilização da energia recuperada na travagem da superstrutura giratória pelo sistema hidráulico híbrido, acumulada e aplicada constantemente à rotação.

Face à 336E, a Caterpillar indica decréscimos de consumo na ordem de 25% em circunstâncias de laboração idênticas, valor que pode chegar aos 33% tomando por base comparativa as escavadoras 330 e 336D.

Segundo Gary Stampanato, vice-presidente da Divisão de Escavação, “a 336E-H é a escavadora hidráulica mais revolucionária a chegar ao mercado desde há décadas e será preferida pela economia efectiva que garante, mantendo a fiabilidade e o desempenho da 336E, máquina que se encontra no topo da sua classe em matéria de optimização de custos operacionais”.

Retorno do investimento na opção híbrida

AEHQ6153-01, 336E L Hydraulic Excavator SpecalogDevido aos consumos de gasóleo bastante menores que a 336E-H proporciona, os encargos diminuem drasticamente em relação ao modelo similar sem o dispositivo hidráulico de recuperação de energia, isto para além do impacto verificado na restrição de emissões poluentes.

Definir com precisão quando um utilizador recupera o investimento que corresponde à diferença no valor de aquisição relativamente à 336E depende dos preços dos combustíveis e das aplicações. Considerando valores actuais médios do gasóleo e uma utilização intensa da escavadora híbrida, a Caterpillar estima que o diferencial financeiro investido possa ser recuperado em cerca de um ano.

Não obstante o facto de tratar-se de uma nova tecnologia, a grande parte dos componentes utilizados são comuns a outras máquinas deste fabricante.

Sujeita a um longo programa de ensaios realizados por clientes previamente ao lançamento, condições operacionais diversificadas permitiram aferir com exactidão a rendibilidade obtida, mas também avaliar a eficácia dos meios de controlo empregues e a resistência global da escavadora equipada com o sistema híbrido hidráulico.

“Esta solução inovadora é fulcral no nosso portfólio tecnológico, tal como são os avanços que iremos introduzir futuramente no que respeita a grupos propulsores, combustíveis alternativos, eficiência energética e protecção ambiental”, acrescentou Tana Utley, vice-presidente do centro de desenvolvimento tecnológico da Caterpillar Inc.