Mercedes-Benz Unimog

Unimog01Foi novamente reconhecido como melhor transporte todo-o-terreno na categoria Veículos Especiais pelos leitores da Off-road Magazine. O emblemático modelo lançado há 61 anos recebeu este troféu pela oitava vez consecutiva e mantém-se como uma referência num âmbito de transportes que inaugurou.

A evolução do conceito criado pela Mercedes-Benz tem sido permanente e o Unimog tornou-se num veículo cada vez mais habilitado ao suporte de todas as actividades que dependam de meios de transporte todo-o-terreno, resistentes e tecnicamente acessíveis – dispensando até algumas necessidades de manutenção comuns – possuindo uma robustez comprovada pelo funcionamento milhares de modelos fabricados há décadas atrás.

Na sua vertente civil, este camião compacto 4×4 é um equipamento fundamental em áreas tão diferenciadas como a construção e manutenção de infra-estruturas, agricultura, assistência técnica móvel, protecção civil, serviços energéticos e inclusive lazer ou competições fora de estrada. Com o passar dos anos foram encontradas cada vez mais aplicações favorecidas pela sua polivalência e surgiram séries distintas.

Unimog02Todavia, o principal foco de preferência reside na mobilidade e na força de tracção extraordinária que lhe permitem percorrer terrenos instáveis e com grandes desníveis ou actuar como veículo tractor – mesmo sobre carris ferroviários.

Três gamas distintas com aptidões Rough Terrain idênticas

A gama U 4000/U5000 é produzida na fábrica de Wörth desde 2002 e baseou-se no desenvolvimento de um veículo para acesso a zonas sem qualquer tipo de estrada ou caminho, sendo utilizado principalmente por bombeiros no combate a fogos florestais, expedições e empresas de serviços técnicos de telecomunicações e distribuição de energia. Dispõe de uma plataforma de carga preparada para a integração de múltiplos equipamentos usados nestas actividades, sendo comum a instalação de grupos electrogéneos, plataformas elevatórias, gruas, tanques e bombas de água ou cisternas, mas igualmente a transformação para ambulâncias, autocarros ou oficinas móveis.

Já os modelos U 300 a U 500 são sobretudo escolhidos por prestadores de serviços municipais, empresas de construção, manutenção de ferrovias e engenharia civil, abrangendo também os âmbitos referidos anteriormente: de facto a versatilidade é uma vantagem partilhada por qualquer Unimog.

Unimog03O modelo mais recente é o U 20 que começou a ser fabricado em 2008. Possui uma cabina com design mais similar aos camiões tradicionais, sem saliência frontal, e dispõe da energia hidráulica, mecânica ou eléctrica necessárias para accionar uma vasta gama de acessórios instaláveis na dianteira, lateralmente, na plataforma de carga ou atrás: braços com cabeças cortadoras de desmatação, lâminas e turbinas limpa-neves, vassouras para limpeza de estradas, gruas hidráulicas, lanças de escavação e muitos mais: em todo o mundo existem empresas especializadas na engenharia de equipamentos, carroçarias e transformações variadas para todos os Unimogs – um conceito inovador desde o começo que viria a dar origem a novas indústrias e actividades profissionais.

Os avanços tecnológicos nos conjuntos motrizes influenciaram decisivamente os desempenhos e a rentabilidade destes veículos multifuncionais. O conforto e a segurança situam-se hoje em parâmetros mais elevados e as directivas subjacentes à protecção ambiental determinam a investigação de soluções inovadoras para enfrentar uma realidade energética diferente dentro de pouco tempo.

A electrónica chegou com as certezas de não colocar em causa uma fiabilidade histórica. Muito surgirá nos próximos tempos no que respeita a motores e à transmissão de potência: a hidrostática conjugada com a propulsão eléctrica poderá ser o começo de outra fase evolutiva na longa carreira do Unimog.