Área de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da DOKA concebe novos métodos construtivos mais rentáveis

Doka Cofragens 01O sistema de cofragem modular para lajes DOKADECK 30, o novo sistema modular Xbright, a cofragem trepante SKE100 plus (utilizável sem recurso a grua) ou o sistema Doka CC para construção de túneis, são alguns dos últimos meios que a DOKA criou para tornar os processos construtivos mais eficientes.

Edificação Residencial: evolução das cofragens para lajes

Desde há muitos anos que a DOKA fabrica uma ampla gama de sistemas de cofragens para lajes destinados a vários tipos de processos construtivos. O novo sistema de cofragens modular Dokadek 30 complementa a gama de cofragens para lajes e é compatível com os sistemas de mesas e Dokaflex, para harmonização com as várias soluções correspondentes.

Doka Cofragens 02No essencial, é uma cofragem para lajes não vigadas e os seus bastidores em aço macio lacado incorporam o Doka Xlife como superfície cofrante. Segundo o fabricante, como principais características deste sistema sobressaem o nível de segurança nos processos de montagem e desmontagem, manuseamento simplificado e, em particular, o rendimento obtido, quer também na montagem como na desmontagem. Com a utilização deste sistema, os remates geralmente muito trabalhosos, junto aos pilares e paredes, são também executados de maneira rápida e segura.

Com os painéis grandes (3 m2) a execução de lajes é muito simplificada, uma vez que o sistema Dokadek 30 funciona com poucas peças soltas. Também se acelera todo o processo construtivo porque não é requerida qualquer grua para a montagem e desinstalação da cofragem.

A montagem realiza-se a partir do solo sem ser necessário estar posicionado no topo da laje. Pela sua forma rectangular, os painéis elevam-se manualmente, sem dificuldades, a partir do nível prévio.

Consoante as exigências, a utilização do Dokadek 30 pode ser feita com ou sem cabeçais de descofragem: utilizando estes e os elementos intermédios, torna-se possível a descofragem em prazos inferiores aos comparativamente aos sistemas convencionais. O recurso ao contraplacado Xlife que o Dokadeck 30 incorpora, permite aperfeiçoar os acabamentos com uma estereotomia uniforme e ordenada.

Edifícios altos: protecção completa e com iluminação natural

Doka02A nova protecção com bastidores Xbright para o painel protector Xclimb 60 visa melhorar a segurança de trabalho, protegendo simultaneamente os operários das condições meteorológicas que se verifiquem nos pisos mais altos de um edifício em construção. O sistema autotrepante adapta-se facilmente a pisos e inclinações irregulares, podendo por isso ser utilizado em arranha-céus complexos. Existem dois sistemas seleccionáveis em função das tipologias dos projectos: bastidores com forro de policarbonato ou com grades. A primeira variante tem cor amarela, é opaca e isola o espaço interior do vento e da chuva. O policarbonato é translúcido, proporcionando luz natural, mesmo sob as cofragens das lajes. A variante com grades é também translúcida, mas não protege contra o vento e a chuva. A galvanização a quente assegura uma durabilidade elevada.

Uma nova geração de sistema trepante sem grua

Doka05Outro lançamento recente da DOKA é o sistema SKE 100 plus, desenvolvido com base no auto-trepante SKE100, utilizado desde há 15 anos em diversos projectos realizados mundialmente. Não necessitando de utilização de uma grua, este sistema proporciona ciclos de trabalho e uma efectiva versatilidade: a sua montagem modular permite definir soluções específicas adequadas construções com características diversas. O desenvolvimento do sistema foi realizado e optimizado considerando aspectos importantes, desse modo o SKE 100 plus está disponível em 3 versões base: com unidade de deslocamento ou com diferentes níveis de plataformas e, numa terceira versão, com um sistema de mastro – desenvolvimento idealizado especialmente para poços ou construções onde exista pouco espaço de trabalho.

Inovação nas cofragens para túneis edificados (falsos)

Doka03O novo sistema Doka CC – a designação de produto provém do inglês “cut-and-cover” – foi concebido e optimizado especialmente para a construção de túneis falsos.
Diferentes tipos de túneis, ferroviários, rodoviários ou pedestres, podem ser edificados com maior rapidez, segurança e eficiência: o sistema DOKA CC foi desenvolvido para impedir eficazmente aluimentos de terras e independentemente dos processos seguidos, proporciona uma contenção segura em todas as fases de construção, adaptando-se às geometrias e traçados mais exigentes.
“A oferta da Doka não consiste apenas em produtos. Juntamente com os clientes elaboramos as soluções adequadas a cada projecto. O nosso objectivo é conseguir oferecer valor acrescentado proporcionando-lhes novos conhecimentos, tendo em boa conta diversos aspectos e experiências resultantes do desenvolvimento das nossas cofragens”, afirmou Josef Kurzmann, presidente do grupo DOKA, salientando que “estamos presentes em todas as fases dos projectos, desde o desenho até à conclusão das estruturas”.

Os sistemas construtivos Doka são comercializadados em Portugal pela empresa Munditubo – Andaimes, Máquinas e Equipamentos, Lda. (www.munditubo.pt) e em Angola pela Mundimáquinas – Máquinas para Construção, Lda. (www.mundimaquinas.com).