Atlas Copco Minetruck MT85

Articulated minetruck with 85 tonne tramming capacitySerá o maior dumper articulado para extração mineira subterrânea produzido mundialmente

A divisão de minas da Atlas Copco expôs no certame mineiro Minexpo realizado em Las Vegas (EUA), entre 24 e 26 de Setembro, aquele que será o maior dumper articulado para operações subterrâneas produzido a nível mundial.

De acordo com aquele construtor, um dos objectivos primordiais do projecto foi conseguir desenvolver um camião de elevada capacidade sem que isso constituísse um acréscimo correspondente nas dimensões globais, por comparação aos modelos das classes de 50 e 60 toneladas de capacidade de carga. O novo Minetruck estará habilitado a movimentar 85 toneladas de minérios: “Ao poder movimentar-se nas mesmas galerias onde trabalham dumpers de menor tamanho, os incrementos em produtividade alcançados serão bastante relevantes para as companhias envolvidas na extracção subterrânea”, referiu Ben Thompson, Product Manager da Underground Rock Excavation Division da Atlas Copco.

Mais capacidade por ciclo de transporte rentabiliza as operações

Articulated minetruck with 85 tonne tramming capacity“Com as suas 85 toneladas de capacidade o Minetruck MT85 irá certamente contribuir para reduzir o tráfego de camiões no interior das minas e melhorar a rendibilidade obtida por tonelada extraída, para além de muitos outros factores favoráveis que resultam da maior produção horária realizando até menos ciclos, nomeadamente a poupança de combustível, o desgaste inferior dos pneus ou a diminuição das paragens para assistência e manutenção”, realçaria o mesmo responsável.

A Atlas Copco estima também que a introdução deste novo modelo na gama Minetruck terá repercussões positivas nos próprios modos de exploração, podendo justificar o aumento das profundidades extractivas baseadas no transporte com dumpers.

Possuindo três eixos, o MT85 mede 3,4 metros de largura, 3,5 metros de altura e 14 metros de comprimento total. Além da articulação do chassis, o terceiro eixo dispõe de um sistema de direcção electro-hidráulico que melhora significativamente a manobrabilidade.

Opcionalmente serão propostas três motorizações diesel de 535, 760 ou 1.010 cv e quatro ou seis rodas motrizes, podendo a caixa descarregar lateralmente ou para a rectaguarda.