Hyundai e Atlas associam-se

A Hyundai Heavy Industries (HHI) e a Atlas Weyhausen associam-se para fabricar uma gama de compactadores sob a marca sul-coreana de equipamentos para construção.

A parceria celebrada entre os fabricantes sul-coreano e alemão prevê o lançamento de quatro modelos de compactadores vibratórios de rolo e pneus com pesos operativos compreendidos entre 7 e 14 toneladas, mas igualmente de duas máquinas com rolos tandem de 2,5 e 3 toneladas, cuja comercialização com as cores da HHI já foi iniciada em mercados emergentes como a Turquia, Rússia ou Médio Oriente.

Assim, o acordo de longo termo possibilita à HHI aceder ao âmbito dos equipamentos para compactação, reforçando a sua oferta, enquanto a Atlas Weyhausen GmbH disporá de uma vasta rede de distribuição internacional que abrange cerca de 500 agentes em 150 países.

“Acreditamos tratar-se de uma parceria vencedora: ao ampliar a sua gama de construção com modelos desenvolvidos por um fabricante prestigiado como é a Atlas Weyhausen, a Hyundai passa a estar representada no importante segmento da compactação”, destacaria Ji Sang Pyo, vice-presidente sénior da divisão Construction Equipment da HHI.

Acerca da joint venture com a fábrica sul-coreana, Helmut Lorch, director-executivo da Atlas Weyhausen, sublinhou que “para a nossa empresa, esta parceria estratégica constitui um marco decisivo na expansão global de operações e irá igualmente dinamizar o desenvolvimento de novos modelos, fortalecendo o prestígio e a competitividade da Atlas Weyhausen no sector dos equipamentos de compactação”.

Hyundai R25Z-9A: desempenhos de escavação e carregamento de classe superior num modelo de raio reduzido e 2,5 toneladas

H002Divulgada recentemente pela unidade europeia do grupo Hyundai Heavy Industries, a mini-escavadora R25Z9-A foi idealizada para possibilitar uma amplitude diversificada de aplicações em que o seu tamanho e peso reduzidos, mas também a portabilidade, são aspectos valorizados por empresas de aluguer de equipamentos, construção e manutenção de infra-estruturas, jardinagem, entre outras actividades.

Equipada com cabina ROPS/FOPS, rastos em borracha de 250 mm de largura e um conjunto escavador de 4480 mm (tamanho da lança e braço hidráulicos), a nova compacta da Hyundai supera 2,4 metros de profundidade máxima de escavação, dispondo de lâmina auxiliar e rotação da traseira limitada à largura da base (1500 mm).

Atendendo a que estas máquinas são bastante utilizadas em demolições no interior de edifícios, o posto do operador encontra-se devidamente protegido contra poeiras e insonorizado, possuindo uma vasta superfície em vidro para favorecer a visibilidade periférica e a segurança nas manobras em locais com limitações de espaço. O painel de controlo tem indicador da temperatura do fluido de refrigeração, nível de gasóleo, conta-horas e diferentes alertas correspondentes às funções de diagnóstico.

Os intervalos de lubrificação são agora de 250 horas e os prazos para substituição dos filtros e do fluido hidráulicos foram alargados até 1000 e 5000 horas de trabalho respectivamente.

Visando melhorar o conforto do operador e minorar o impacto causado pelo funcionamento, a empresa sul-coreana anunciou ter conseguido baixar os níveis sonoros até 82 e 94 dB(A), medidos dentro da cabina e no exterior da máquina.

Tal como sucede em todas as mini-escavadoras fabricadas pela Hyundai, R25Z9-A conta com duas relações de progressão, alcançando 2,5 km/h na primeira e 4,5 km/h na segunda.

De acordo com a marca e considerando as aptidões que oferece, esta nova “mini” obtém valores de consumo de combustível que a tornam numa opção rentável nas tarefas dos vários âmbitos a que se destina, acrescendo a isso a manutenção acessível e diminuta ou a simplicidade conceptual.