Bombas Submersíveis Heavy Duty

Drag01Concepção patenteada, vasta aplicabilidade e ampla gama de modelos situam a Dragflow na vanguarda tecnológica dos equipamentos de bombagem para Minas, Dragagem, Indústria e Ambiente.

Representada em regime de exclusividade pela Divisão de Bombas da empresa Termáquina, S.A. – Península Ibérica e mercados africanos lusófonos – a experiência do fabricante italiano Dragflow abarca quase três décadas de contínuo desenvolvimento de soluções de engenharia adequadas aos requisitos de actividades tão diversas como a extracção por dragagem, drenagem de solos, siderurgia, recuperação ambiental e indústrias petroquímica, farmacêutica ou alimentar.

Esta amplitude de domínios surgiria ao longo do percurso da Dragflow, sobretudo em resultado da cooperação conceptual permanente e da investigação orientada requisitos específicos, assumindo funções de consultoria decisivas para a inovação implementada nos processos de projecto e fabrico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAConstituindo uma base histórica de aplicações fundamental à evolução e eficiência dos seus equipamentos, consolidaria um posicionamento cimeiro intrínseco também às patentes industriais registadas e aos sistemas de controlo da qualidade adoptados.

Fabricando uma gama diversificada de bombas adequadas à sucção de líquidos carregados das mais diversas categorias, com dimensões granulométricas altas (3 a 16 polegadas), são também disponibilizadas opções para configuração precisa consoante as tipologias dos trabalhos a realizar. Cada modelo pode integrar componentes que optimizam o seu desempenho e resistência, por exemplo na bombagem de matérias ou substâncias de abrasividade e aderência extremas, normalmente extraídas e manuseadas com recurso a escavadoras ou a baldes operados a partir de gruas.

Avanço técnico igualmente importante consiste na conjugação com as unidades de suporte e diferentes sistemas utilizados para accionamento, simplificando a instalação em máquinas com circuito para acessórios, mas também a alimentação a partir de geradores de caudal hidráulico (power packs, com motorizações diesel ou eléctricas) ou grupos electrogéneos – no caso das variantes eléctricas da gama EL (30 a 1.000 m3/h).

Rendimento, robustez e durabilidade

Drag10As bombas Dragflow incorporam de série sistemas de protecção desenvolvidos exclusivamente para assegurar durabilidade. Além da blindagem destinada a suportar a introdução e o contacto com matérias agressivas (abrasividade e acidez), todos os mecanismos internos estão envolvidos por vedantes e camadas de teflon que impedem a entrada de água e das partículas em suspensão. Para efectiva estanqueidade, possuem ainda um sistema envolvente que proporciona um isolamento complementar, acrescendo a resistência às altas pressões em grandes profundidades ou à presença de sal, areias, lamas, lodos, óleos, entre muitas outras substâncias. Internamente, todas as peças móveis dispõem de montagem antivibratória, aspecto que favorece a durabilidade e suaviza o funcionamento.

Através de pás rotativas localizadas lateralmente na zona de admissão, destinadas a escavar e colocar os sedimentos em suspensão, sujeitando-os à forte sucção da bomba, é criado um fluxo contínuo e sem constrangimentos. Opcionalmente pode ser incluída uma lâmina para desbaste de vegetação submersa em ambientes fluviais e marítimos, manutenção de barragens, canais, reservatórios,

Drag05Sobretudo para trabalhos de bombagem em âmbitos industriais ou explorações mineiras, dependendo das características de cada operação e matérias envolvidas, a Dragflow elaborou uma linha de acessórios que compreende placas e peças antidesgaste em aço inoxidável, componentes isolantes internos e externos, lubrificação automática, estruturas protectoras envolventes, sensores de temperatura e densidade, arrefecimento adicional ou jactos de água para desagregação de materiais. É ainda possível incluir um sistema de alta pressão destinado à limpeza permanente da bomba (operações com matérias aderentes).

A gama HY possui modelos para capacidades de bombagem entre 60 e 1.300 m3/h e distâncias de descarga até 1.300 metros, accionáveis por meio de escavadoras hidráulicas ou unidades de potência (power packs).

Termáquina, S.A.

Actuando em parceria técnica com a Dragflow, fabricante que representa há vários anos, a Divisão de Bombas da Termáquina tem-se notabilizado no desenvolvimento de soluções dirigidas a áreas industriais muito diversas, engenharia civil, manutenção de infra-estruturas, actividades extractivas mineiras e dragagens. O reconhecimento alcançado em Portugal com os projectos realizados, inclusive estações completas de bombagem, motivou a expansão para o mercado espanhol e países lusófonos.