MOSA – A Divisão Industrial do Grupo BCS

Moto-Soldadoras e Grupos Electrogéneos

Mosa00Fundado em 1940, o Grupo BCS é uma organização multidisciplinar e hoje global, que se tornou num dos principais líderes na indústria europeia da mecanização agrícola de manutenção de jardins e espaços verdes, geração de energia eléctrica autónoma e soldadura móvel, que mantém posições cimeiras nas suas duas actividades estratégicas: Agrícola e Industrial, representadas pelas marcas comerciais BCS, FERRARI, PASQUALI e MOSA, respectivamente.

Como divisão industrial, a MOSA nasceu em 1963 com o desenvolvimento da sua primeira moto-soldadora portátil: a MS-200, com motor de explosão, dispensaria a ligação à rede eléctrica, porque ela mesma gerava a sua própria corrente, transformando-a e adequando-a às características da soldadura. O conceito inovador revelar-se-ia um avanço decisivo para inúmeras actividades fabris e de manutenção, alterando radicalmente práticas laborais devido à versatilidade proporcionada.

A partir deste primeiro modelo, que alcançou um êxito considerável, a empresa ampliaria significativamente a sua produção, criando uma vasta gama de moto-soldadoras, grupos para geração de corrente eléctrica e torres de iluminação, tornando-se numa marca de referência no domínio dos meios autónomos para geração de energia eléctrica (doméstica e accionamento de ferramentas) e soldadura.

Mosa08Na actualidade, a MOSA está representada em mais de 100 países e tem fortalecido o seu processo de difusão geográfica, consolidando uma posição de liderança em vários mercados mundiais e dinamizando a sua presença em países com grande potencial de desenvolvimento: os mercados lusófonos têm alcançado uma expressão relevante no crescimento da rede internacional de distribuidores e clientes.

Através de filiais, como é o caso de Portugal ou Espanha (além de outros países), ou com importadores e revendedores autorizados, usufrui de uma experiência directa, que permite adequar os seus produtos a requisitos de aplicação específicos.

Moto-soldadoras MOSA

Uma evolução importante na tecnologia de soldadura

Mosa02Marca resultante das palavras ‘moto’ (motor) e ‘saldatrice’ (soldadora), a MOSA desenvolve e implementa desde o início tecnologias próprias para as suas máquinas.

A soldadura móvel insere-se num âmbito em que existem diferentes aplicações e níveis de exigência distintos. A oferta de moto-soldadoras no mercado está claramente diferenciada entre aquelas que se destinam a fornecer prestações mínimas ou ‘convencionais’ e as moto-soldadoras técnicas. A diferença entre estes dois tipos de máquinas reside numa peça fundamental: o alternador. Enquanto as moto-soldadoras técnicas incorporam um alternador assíncrono especial para soldadura, como no caso da MOSA, as convencionais possuem um alternador síncrono mais adequado para a geração de energia e arranque de motores, obtendo por esse facto, na maioria dos casos, uma soldadura deficiente no que respeita a qualidade metalográfica e efeitos térmicos derivados de sobreaquecimentos, que normalmente conduzem ao aparecimento de fissuras.

Mosa05Projectadas para assegurarem eficiência em usos industriais de grande produção e em alguns casos de serviço contínuo, a gama actual de moto-soldadoras da MOSA cobre a totalidade das necessidades de soldadura móvel, com intensidades de 150 a 600 A e máquinas com regulação electrónica e digital da corrente e intensidade de soldadura, assim como modelos aptos a utilizar eléctrodos de 2 a 8 mm ou para soldar com fio contínuo. Podem integrar motores HONDA a gasolina ou inclusive motores diesel das marcas YANMAR, LOMBARDINI e PERKINS.

MAGIC WELD: primeiro inverter autónomo e portátil do mercado

A MAGIC WELD é a moto-soldadora da MOSA que abrange um público mais amplo, proporcionando soluções técnicas únicas. Trata-se de uma unidade portátil, com apenas 34 kg, que reúne as funcionalidades de moto-soldadora com tecnologia inverter e gerador. Destaca-se pela qualidade de soldadura, portabilidade e polivalência proporcionadas pela aplicação como gerador de corrente auxiliar e soldadora, com elevadas prestações em ambos os casos. Estas características tornam-na especialmente indicada para trabalhos de manutenção e soldadura móvel, utilização em veículos de assistência técnica, actividades de aluguer, entre muitas outras tarefas.

Mosa01Como moto-soldadora, o seu campo de intensidade é regulável de 30 a 150 amperes, podendo soldar com eléctrodos de 2 a 3.25 mm, sejam de tipo celulósico, básico, rutilo ou soldadura TIG. Incorpora regulação electrónica, controlando a cada 50 milésimos de segundo a tensão e a intensidade para conseguir que tais parâmetros se mantenham constantes (a diferença relativamente aos aparelhos convencionais). Desde o começo da sua produção e comercialização, têm sido muitos os profissionais que passaram a utilizar este produtivo equipamento para soldar, mais evoluído do que os típicos inverter.

Mais potente, o modelo maior MAGIC WELD 200 destaca-se pela sua capacidade de soldadura em corrente contínua, regulável em intensidade de 30 a 200 amperes.

Mosa09Geradores MOSA: rendimento, qualidade e durabilidade

No capítulo dos grupos electrogéneos, a MOSA fabrica uma gama muito ampla e diversificada de modelos para potências entre 2 até 450 kVA, com motorizações a gasolina ou diesel e diferentes níveis de equipamento, orientados para o utilizador particular ou profissional.

Estos geradores são desenvolvidos para serem utilizados como fontes de energia de emergência e como meios de geração principais, em zonas onde a rede eléctrica seja deficiente ou inexistente, podendo opcionalmente incorporar um quadro para intervenção automática – que activa o gerador ao detectar um corte ou interrupção no fornecimento da rede eléctrica.

Mosa04A extensa gama da MOSA divide-se em grupos electrogéneos portáteis, com regime de funcionamento a 3.000 rpm, orientados para as necessidades de energia doméstica e do sector do aluguer de equipamentos (como é o caso da série RENTAL); e geradores insonorizados (1.500 rpm) concebidos para uso contínuo e operações de elevada exigência.

Certificação

A Mosa implementa e actualiza permanentemente as normas de qualidade adoptadas, tendo obtido as certificações UNI EN ISSO 9001:1994 pelo CISQ para os diversos tipos de equipamentos que fabrica (Processos e Serviços), assim como a certificação IQNET CISQ / ICIM ISO 9001 – Quality Management System. Todos os seus produtos cumprem as normas da UE em matéria de protecção radioeléctrica, segurança nas máquinas, assim como compatibilidades electromagnética e ambiental, assegurando a correspondente certificação CE.