Tecnologia de propulsão diesel-eléctrica no maior Dumper da Hitachi

Hitachi1A Hitachi Construction Machinery Europe (HCME) divulgou o modelo de maior capacidade da sua gama de camiões mineiros: o EH5000AC-3 incorpora o novo sistema propulsor Advanced Hitachi AC Drive System desenvolvido pela própria marca, conceptualmente similar ao que equipa os comboios de alta velocidade japoneses.

Com uma capacidade útil de 326 toneladas, que pode corresponder também a volumetrias entre 148 e 202 m3, é o maior dumper rígido da linha EH da Hitachi Construction Machinery, destinando-se a operar em grandes explorações mineiras de superfície.

Para que o enorme veículo alcançasse o rendimento motriz necessário a mover as cargas extremas para que foi idealizado, a equipa de projecto desenvolveu um sistema de propulsão que combina um motor diesel Cummins QSKTTA60-CE de 2.850 cv de potência às 1.900 rpm (SAEJ 1995) e uma transmissão eléctrica com alternador e motores AC cuja tecnologia se baseia na mesma que é utilizada em comboios de alta velocidade no Japão. A transmissão eléctrica foi introduzida há cerca de quatro anos com o lançamento do EH3500AC-2.

Para que o enorme veículo alcançasse o rendimento motriz necessário a mover as cargas extremas para que foi idealizado, a equipa de projecto desenvolveu um sistema de propulsão que combina um motor diesel Cummins QSKTTA60-CE de 2.850 cv de potência às 1.900 rpm (SAEJ 1995) e uma transmissão eléctrica com alternador e motores AC cuja tecnologia se baseia na mesma que é utilizada em comboios de alta velocidade no Japão

Para que o enorme veículo alcançasse o rendimento motriz necessário a mover as cargas extremas para que foi idealizado, a equipa de projecto desenvolveu um sistema de propulsão que combina um motor diesel Cummins QSKTTA60-CE de 2.850 cv de potência às 1.900 rpm (SAEJ 1995) e uma transmissão eléctrica com alternador e motores AC cuja tecnologia se baseia na mesma que é utilizada em comboios de alta velocidade no Japão

O valor máximo de binário gerado pelo motor diesel de 16 cilindros, 60 litros, refrigeração líquida, turbo-alimentado e com pós-arrefecimento, ascende a 10.628 Nm obtidos a uma velocidade de 1.900 rpm.

Controlo de tracção, estabilizador anti-oscilação e discos com 1,30 metros de diâmetro

Neste modelo é também integrada a terceira geração do sistema de controlo de tracção que equipa a gama de camiões mineiros da Hitachi, que associa as funções de limitação do escorregamento das rodas motrizes e impedimento do bloqueio na travagem.

Outros dispositivos de auxílio à condução compreendem, por exemplo, estabilização em marcha e nas travagens, que actuam para impedir a oscilação do veículo e por sua vez que a carga se mova na caixa basculante. Por intermédio de sensores é efectuada uma leitura duma leitura da superfície, adaptando o direccionamento às circunstâncias avaliadas, sobretudo a presença de sustâncias susceptíveis de ocasionar deslize das rodas dianteiras em curva.

Alcançando uma velocidade máxima de 56 km/h, para travagem o EH5000AC-3 dispõe de um sistema eléctrico de acção progressiva por intermédio dos motores AC, discos a seco nas rodas frontais e discos em banho de óleo nas rodas traseiras (2 discos de 133 cm de diâmetro por cada eixo e 4 maxilas por disco) accionados através de dois circuitos hidráulicos independentes.