Metso Minerals: Instalações de Britagem Fixas e Móveis

A Metso Minerals introduz vários incrementos técnicos nos equipamentos para pedreiras, minas e reciclagem

Imagem-Abertura-MetsoBritador de maxilas Metso C120

A divisão de Tecnologia de Mineração e Construção da Metso Minerals lançou um novo britador de   maxilas com a designação C120 passando a Série C referente a grupos de maxilas  a compreender agora treze modelos com características de produtividade diferenciadas.

Segundo o fabricante, no novo britador assumem particular evidência as soluções técnicas desenvovidas para favorecer a versatilidade tanto em instalações fixas como em máquinas móveis, alcance de índices produtivos superiores, mas também aspectos como a segurança, resistência ou utilização e manutenção simplificadas.

Britador cónico HP3 numa instalação fixa em França

Britador cónico HP3 numa instalação fixa em França

A Metso dedicou especial atenção ao desenho e integração racional dos componentes, recorrendo a ferramentas de modelação tridimensional e meios conceptuais diversificados: “Cada detalhe do C120 foi projetado para uma operação fiável e maior durabilidade do equipamento, resultando  numa elevada capacidade de redução e disponibilidade”, realçaria Paulo Leitão, General Sales Manager da Metso Minerals Ibérica.

Também acerca dos avanços implementados, Ikka Somero (Director da Divisão de Britadores de Maxilas) referiria que “quando iniciámos o projecto do C120 estabelecemos uma cooperação muito próxima com os nossos clientes, para que, com as suas opiniões e dados concretos fornecidos, definissemos um plano evolutivo que culminasse num aperfeiçoamento generalizado, recolhendo opiniões e dados precisos sobre as diferentes aplicações deste tipo de equipamentos. Com base nisso, decidimos, por exemplo, efectuar melhorias na cavidade de britagem e também na cinemática, conseguindo uma efectiva polivalência em termos de aplicabilidade e valores de rendimento claramente ampliados”.

Entre as novidades, o britador apresenta um curso longo, directo e agressivo e uma maxila fixa mais longa do que as existentes nesta classe. O C120 possui uma ampla abertura de alimentação (1.200 x 870 mm) e uma cavidade com secção transversal redesenhada. No que respeita à capacidade de admissão, este novo equipamento posiciona-se entre os modelos de britadores de maxilas C116 e C125.

Com um peso de 26.000 kg, a potência nominal é de 160 kW, operando a uma velocidade de 230 rpm, com abertura na posição fechada entre 70 e 200 mm.

Primeira tela reciclável – Trellex LS-Eco

“A Trellex LS-Eco proporciona benefícios não só ambientais, mas igualmente no que se refere a saúde e segurança. Cada painel de crivagem é cerca de 40 por cento mais leve que os tradicionais reforçados em aço, o que facilita o seu manuseamento. Além disso, sendo mais leves também ajudam a reduzir a fadiga geral a que toda a instalação de crivagem  está sujeita”.

“A Trellex LS-Eco proporciona benefícios não só ambientais, mas igualmente no que se refere a saúde e segurança. Cada painel de crivagem é cerca de 40 por cento mais leve que os tradicionais reforçados em aço, o que facilita o seu manuseamento. Além disso, sendo mais leves também ajudam a reduzir a fadiga geral a que toda a instalação de crivagem está sujeita”.

Na área da crivagem, a Metso anunciou o desenvolvimento da sua primeira tela modular totalmente reciclável e, além de disponibilizar painéis compatíveis ecologicamente, a empresa implementará serviços destinados ao clientes tendo em vista a reciclagem destes componentes.

De acordo com Paulo Leitão, “a Trellex LS-Eco proporciona benefícios não só ambientais, mas igualmente no que se refere a saúde e segurança. Cada painel de crivagem é cerca de 40 por cento mais leve que os tradicionais reforçados em aço, o que facilita o seu manuseamento. Além disso, sendo mais leves também ajudam a reduzir a fadiga geral a que toda a instalação de crivagem  está sujeita”.

Em comparação aos painéis de aço reforçados, “os painéis com reforço em compósito do Trellex LS-Eco são mais flexíveis e reduzirão os efeitos de obstrução e entupimento, reduzindo períodos de inactividade”, acrescentaria o mesmo responsável.

Os painéis de borracha e poliuretano Trellex 300LS e Trellex 305LS já são reconhecidos mundialmente entre as soluções mais versáteis. Podem ser integrados na maioria dos crivos e lidar com todos os tipos de aplicações – finas e grossas, húmidas e secas.

HP3: Nova geração de britadores cónicos

“Comprovámos que a potência, a produtividade e a robustez dos modelos desta geração (HP3) permitem, em certos casos, a substituição de dois britadores por apenas um, e os custos de investimento, produção e operacionais – no seu global – são assim consideravelmente diminuídos”, explicaria Paulo Leitão.

“Comprovámos que a potência, a produtividade e a robustez dos modelos desta geração (HP3) permitem, em certos casos, a substituição de dois britadores por apenas um, e os custos de investimento, produção e operacionais – no seu global – são assim consideravelmente diminuídos”, explicaria Paulo Leitão.

Em seguimento à introdução dos equipamentos HP4 e HP5, a Metso alarga a diversidade desta gama com o lançamento do britador cónico HP3 – a linha HP representa hoje mais de 70 anos de experiência em tecnologia de britagem.

“O HP3 responde às exigências do mercado no que respeita à qualidade das produções, rapidez e simplificação das tarefas de manutenção ou optimização dos custos operacionais –  o que compreende logicamente melhor aproveitamento da energia. Em determinados aspectos de concepção, os modelos da nova gama HP são comparáveis aos seus antecessores, porém asseguram uma versatilidade superior devido a importantes desenvolvimentos técnicos.” Segundo a empresa, possui as dimensões de um britador cónico HP200, mas o seu desempenho compete com o HP300: “Comprovámos que a potência, a produtividade e a robustez dos modelos desta geração permitem, em certos casos, a substituição de dois britadores por apenas um, e os custos de investimento, produção e operacionais – no seu global – são assim consideravelmente diminuídos”, explicaria Paulo Leitão.

O HP3 foi testado em duas pedreiras diferentes em França nos últimos sete anos: numa extração de seixo (em poço) e numa pedreira tradicional. Desde 2009, aproximadamente 300 britadores cónicos da nova geração HP foram postos em funcionamento. O HP3 tem uma abertura de alimentação de 220 mm, potências para accionamento até 220 kW e pesa 13.280 kg.

Metso TS6.3 é o maior crivo de três decks da sua categoria

CrivoTS6.3 possui uma área de crivagem de 25 m2

CrivoTS6.3 possui uma área de crivagem de 25 m2

A série de crivos TS caracteriza-se sobretudo pelo seu design e por duas soluções de engenharia específicas: combinação de múltiplas inclinações e o movimento elíptico variável.

Tal concepção propricia uma alta velocidade do material na extremidade de alimentação, com redução da velocidade na extremidade de descarga, melhorando a estratificação, “combinação que aumenta significativamente a eficácia e a capacidade do crivo”.

“Os modelos TS dispõem de maior espaço entre os decks, o que faculta e agiliza as intervenções para manutenção, atendendo igualmente a exigências de segurança fundamentais”, concluiria Paulo Leitão.

A Metso vendeu recentemente vários modelos desta linha, com 25 m2 de superfície e inclinação múltipla para explorações mineiras – por exemplo da Ferrostaal na Mauritânia – mas também destinados à selecção de inertes nas indústrias de construção: cimenteiras Holcim em Lynwood (Austrália), Georyt (Polónia), Apaxco (México) ou Newmont (Peru).

Grupo móvel Lokotrack LT120

O Lokotrack LT120 é o modelo mais recente da gama de grupos de britagem móveis com rastos da Metso

O Lokotrack LT120 é o modelo mais recente da gama de grupos de britagem móveis com rastos da Metso

Equipado com o britador de maxilas C120, o Lokotrack LT120, lançado mundialmente na exposição Steinexpo (Alemanha), compete num segmento que tem conhecido grande procura nos últimos anos e possui versões com accionamento hidráulico ou eléctrico.

“As principais metas a alcançar nesta unidade móvel de elevado rendimento foram essencialmente a eficiência energética, robustez generalizada, segurança e uma vantajosa descomplicação conceptual. Durante os testes em condições reais e hoje já pelas indicações dos clientes, comprovam-se a sua economia de combustível e eficiência de britagem”.

O Lokotrack LT120 também é disponibilizado numa versão accionada electricamente (LT120E) que pode utilizar energia de uma fonte externa ou produzida por um grupo electrogéneo diesel.

“Um ambiente de operação seguro é criado através de soluções práticas. Quando os  pontos de  manutenção  podem ser alcançados facilmente, a possibilidade de situações perigosas diminui,” destacaria Timo Nakari, director da divisão de grupos móveis.

“Alguns bons exemplos de segurança integrados no Lokotrack LT120 incluem protectores de volantes de fácil abertura e em material compósito (leve) ou as laterais da tremonha que são articuladas hidraulicamente e autobloqueáveis.”

O Lokotrack LT120 pode ser configurado para atender às necessidades de aplicações específicas através do amplo pacote de opcionais existentes, que incluem, por exemplo, um longo transportador de correia e martelo hidráulico, sistema de aspersão de água e revestimento de borracha no alimentador e na tremonha.

Utiliza um motor Caterpillar C13  de 415 cv e as suas dimensões de transporte são: 16 metros de comprimento; 3 metros de largura; 3,9 metros de altura e o seu peso é de 57 toneladas (a variante elétrica pesa 63 toneladas).