Escavadora hidráulica Case CX470C

Case01A marca do grupo CNH/Fiat Industrial reforça os factores competitivos dos seus modelos para maiores classes de peso e força de escavação: electrónica operativa evoluída com modos de trabalho selecionáveis adequa automaticamente o funcionamento às diferentes operações e favorece a economia.

A Case Construction Equipment, fabricante que iniciou o seu percurso no segmento das escavadoras hidráulicas associada à japonesa Sumitomo, divulgou mais um modelo destinado a incrementar a sua gama: a CX470C foi desenvolvida tendo em vista novos requisitos de rendimento e produtividade, numa faixa de tonelagens acima da média e cuja procura mundial tem vindo a crescer significativamente.

Case02Destinada a substituir a CX470B, esta nova unidade dispõe de um motor diesel Isuzu turbo-alimentado e de injecção directa (Tier 4 Interim), com 9,8 litros de cilindrada e sistema de recirculação refrigerada dos gases de escape (CEGR), que debita a sua potência máxima (362 cv) às 2.000 rpm, estando conjugado com o sistema hidráulico através de gestão electrónica.

Por exemplo, o Boom Economy Control (Controlo da Lança para Economia) reduz automaticamente o regime de rotações do motor e o caudal hidráulico direccionado à lança quando a velocidade e a força a aplicar não são prioritárias. Outros sistemas desenvolvidos com o intuito de privilegiar a poupança de combustível são o Swing Relief Control, que actua na administração da energia requerida à rotação, e o Spool Stroke Control – capacitado para ajustar automaticamente as pressões hidráulicas no decurso das escavações. Por sua vez, o Auto Economy Control, faz descer a velocidade do propulsor até ao ralenti quando as alavancas se encontram inactivas. A juntar a estes auxiliares computorizados há também um dispositivo que gere o fornecimento de combustível e que, combinado com o turbo-compressor de geometria variável, possibilita adequar autonomamente o binário às exigências de força detectadas pelo sistema hidráulico.

Segundo a Case, em resultado da adopção dos novos meios computorizados, a descida verificada no consumo de gasóleo pode ser superior a 5 por cento sem qualquer limitação ao desempenho da máquina – que terá inclusive melhorado em velocidade e força de escavação.

Conforto e segurança do operador

Case03Com estruturas protectoras exteriores (ROPS/FOPS), a cabina deste modelo foi ampliada para proporcionar mais espaço e conforto ao operador. Está instalada sobre blocos isolantes de grandes dimensões e devido à aplicação de revestimentos mais eficientes o nível de ruído no habitáculo é significativamente menor que no modelo precedente, ficando pouco acima de um automóvel actual com motor diesel. Um monitor LED de alta definição com 178 mm exibe todas as informações operativas, incluindo o consumo de combustível, e as imagens captadas pelas câmaras de visão traseira (fornecida de série) e lateral (opção).

Versões diversificadas

Case04A Case CX470C é comercializada com rastos longos (LC) ou retrácteis (RTC), sendo ambas as variantes disponibilizadas para os modelos standard ou ME (Massive Excavation).

Os pesos em operação oscilam entre 47,7 e 49,2 toneladas. Para as LC existem vários braços com comprimentos de 2,5 até 3,4 metros. A CX470C ME possui de série um braço de 2,5 m e uma lança monobloco com 6,55 metros. A capacidade elevatória das escavadoras LC foi aumentada até 10.500 kg, enquanto que a das variantes ME atinge agora 9.890 kg.

Para todos os modelos é proposta uma linha de equipamentos que contempla baldes com engate rápido, baldes reforçados para escavação em rocha, baldes para demolições, pinças, martelos hidráulicos e igualmente o sistema de acoplamento de acessórios Multi-Fit ou o Smart-Fit para fixação dos dentes dos baldes.

Os intervalos para lubrificação, exceptuando o balde, são de 1.000 horas. A mudança de óleo do motor deve ocorrer a cada 500 horas e o fluído hidráulico tem uma duração de 5.000 horas.

Características principais da escavadora Case CX470C ME
Peso em operação 47.600 kg
Motor diesel 6 cil. Isuzu Al-6UZ1X
Potência do motor diesel 362 cv (270 kW)
Binário máximo (SAE J1349) 1.435 Nm – 1.500 rpm
Capacidade máxima do balde 3,16 m3
Força de escavação máxima no balde 270 kN
Força de arranque máxima na lança 279 kN
Força de arranque máxima no balde 313 kN
Caudal hidr. (2 bombas de pistão axial e cil. variav.) 2 x 364 l/min